Project Info
Project Description
Variações Fantásticas
… homenagem a Duarte Ferreira Pestana
para banda sinfónica
- data de composição: 2006-09
- última versão: rev./corr. Julho/2022
- errata (pré-2022): ERRATA_Jul-2022 (em inglês / download grátis)
- duração: ca. 15 min.
- encomenda: Banda Sinfónica Portuguesa
- dedicatória: «para a Banda Sinfónica Portuguesa e o seu maestro, Francisco Ferreira»
- info pormenorizada sobre instrumentação:
2fl.tins/ 4fl. (4=fl.-alto)/ 2ob./ c.-ing./ req./ cl.: I, II & III (min. 4 cada)/ cl.-alto/ cl.-bxº/ cl.-cbxº (opcional)/ sax.-sop./ 2 sax.-alto / sax.-ten./ sax.-bar./ sax.-bxº (opcional)/ vlc. (opcional)/ 2fg./ contra-fg. (opt.)/ 6tpa./ 4trpt./ 2flisc./ 4trbn. (4=trbn.-bxº)/ 2euf. (ou barítonos)/ tubas (min. 4)/ cbxº/ timp./ perc. (7) [instrumentos de percussão detalhados aqui] - estreia: 12/Julho/2009 | Casa da Música, Porto | Banda Sinfónica Portuguesa/ dir. Luís Carvalho
Variações Fantásticas é, como o próprio nome indica, uma série de variações. Mais concretamente, trata-se de uma introdução e cinco variações, sendo que cada uma destas tem um epíteto específico, descrevendo secções distintas, mas complementares. Assim, a Variação 1, designada batuque, é essencialmente rítmica, dando grande primazia às percussões, num frenesim sonoro que recupera a tradição africana de grandes orquestras de tambores. A Variação 2, lamento, apresenta breves apontamentos melódicos de carácter melancólico, sobre um ostinato sombrio e pesaroso nos baixos. A Variação 3, fanfarra, é, por contraste, brilhante e sonora, com preponderância dos metais em potentes fanfarras. Já a Variação 4, coral, retoma as ambiências mais íntimas, apresentando uma sequência de pequenos corais que circulam por diversos naipes da orquestra. Finalmente, a Variação 5, epílogo, faz um resumo das variações anteriores, culminando a obra com uma reexposição variada da introdução, em jeito de coda.
O subtítulo das Variações Fantásticas é “… homenagem a Duarte Ferreira Pestana”, evocando um dos mais inspirados compositores portugueses para banda de sempre, e existem na peça momentos de alusão clara à obra de Duarte Ferreira (nomeadamente, à sua obra mais famosa, a fantasia popular “Arco-Íris”). Mas as minhas Variações Fantásticas não se baseiam em nenhum tema de Pestana, nem sequer são um “tema e variações” no sentido literal do termo, apesar de vários elementos temáticos serem recorrentes ao longo da obra. A referência ao termo “variações” tem aqui mais a ver com o processo do que com a estrutura, uma vez que a técnica da variação contínua é o principal motor de desenvolvimento da obra.
Julho/2009
(rev. Jullho/2022)
obra incluída no CD A Portuguesa – interpretação da Banda Sinfónica Portuguesa, sob direção musical do autor (etiqueta AFINAUDIO)
http://www.afinaudio.net/index.php?act=viewProd&productId=783
comprar partituras/materiais:
https://www.molenaar.com/web/details.aspx?isartist=0&id=19535
ouvir:
Pingback : Luís Carvalho » Apresentação da obra “Fantastic Variations” em Caracas, Venezuela