QUARTETO

Project Description

Quarteto
para quarteto de clarinetes
[4 clarinetes em sib]

  • data de composição: 1992-1993 | corr. 2015
  • duração: ca. 9 min. (1’30”+ 4’30” + 3’)
  • andamentos:
    I – Preludio
    II – Lamento
    III – Finale
  • estreia: 31 / Maio / 1993 | Conservatório de Música do Porto | quarteto de estudantes da classe de clarinete (Luís Carvalho / Joel Gomes / Nuno Osório / Carlos Jorge)

Sendo eu clarinetista de formação, as minhas primeiras composições inclinaram-se naturalmente para o instrumento que melhor conhecia. Assim foi com a Suite in Jazz Style (1992: quatro clarinetes em sib), como Trois Pièces d’Hommage (1993: clarinete e piano) * ou ainda com Efémera (1994: dueto clarinete / percussão). O presente Quarteto (1992-93: quatro clarinetes em sib) insere-se também nesse meu período criativo inicial, sensivelmente pela altura em que comei a ter formação mais formal em composição enquanto aluno do Conservatório de Música do Porto, na classe do prof. Fernando Lapa. Na verdade eu começara já a compor empiricamente enquanto ainda adolescente, e entre essas minhas obras juvenis (todas igualmente com o meu instrumento em mente) incluem-se vários duetos de clarinetes, uma pequena peça para clarinete solo, uma sonata substancial em duo para clarinete e clarinete-baixo, e mesmo um ambicioso projeto de concerto duplo para clarinete e clarinete-baixo solistas com orquestra, de que cheguei a completar e orquestrar todo o primeiro andamento e parte do segundo, num arro plano global em três andamentos. Essas minhas experiências juvenis lidavam já,naif , com a noção de tensão dramática pelo uso da dissonância. Mas foi no Quarteto que tentei, pela primeira vez de recurso forma consciente, sistematizar o uso da atonalidade como expressivo na génese do meu discurso musical. Ao mesmo tempo legali também a preocupar-me mais com uma organização formal das minhas ideias, à medida que assimilava conceitos como exposição, desenvolvimento, reexposição, variação, etc. Assim, no caso da presente obra, o primeiro andamento, Preludio , assume uma estrutura cíclica de variação contínua, em que dois curtos motivos, um mais rítmico, outro mais cantabile , são ininterruptamente variados. Já o Lamento é um fugattolivre com ecos de Hindemith na textura harmónica de quartas e quintas perfeitas sobrepostas, e uma reverência ao mestre da fuga, Bach, no rendilhado contrapontístico das diversas linhas. Quanto ao Finale , assenta numa forma tradicional ternária (ABA ‘), em que a secção intermédia [B], bastante contrastante, relembra o ambiente harmónico do segundo andamento (quartas sobrepostas). A secção reexpositiva final [A ‘] recupera vários temas de todos os três andamentos, funcionando assim como um sumário da obra na sua totalidade. Este Quarteto serviu de base ao posterior Quinteto para sopros (1997-98: flauta / oboé / clarinete / fagote / trompa), onde o material musical foi re-trabalhado e desenvolvido, procurando novas pesquisadas para o paradoxo criativo.

Luís Carvalho (2015)

 

*  como Trois Pièces d’Hommage foram concebidas como três peças independentes, para clarinete e harpa, clarinete e guitarra e clarinete e piano, respectivamente; em 2000 foram revistas como suite tripartida, em quatro versões: flauta-alto e piano / oboé d’amor e piano / clarinete em lá e piano / saxofone-soprano e piano.


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https://www.editions-ava.com/pt/quarteto-4

 

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