Project Info
Project Description
Khroma
redução para viola e piano
[andamentos I e III]
- data de composição (Carneyro):
- versão original para viola e piano [apenas andamento lento]: 1954
- versão ampliada [três andamentos] para viola e orquestra: 1962
- redução para viola e piano (Luís Carvalho): 2015
- duração: ca. 20 min.
Cláudio Carneyro (1895-1963) concebeu, em 1954, uma obra para viola e piano dedicada ao conceituado violetista e pedagogo belga longamente radicado em Portugal, François Broos (1903-2002). Intitulada Khroma, palavra grega alusiva ao conceito de “cor/colorido”, esta obra representa um dos primeiros, senão porventura mesmo o primeiro caso da aplicação do método composicional dodecafónico por um compositor português (ainda que neste caso, o dodecafonismo não seja seguido estritamente). Logo em 1955 Carneyro faz uma nova versão da obra (por esta altura apenas uma meditação lenta de cerca de seis minutos, de linguagem extremamente cromática) para viola e orquestra, que Broos estreia ainda nesse mesmo ano em Lisboa. Porém, mais tarde (1962), o compositor decide ampliar a obra, e compõe dois andamentos extra que coloca a anteceder e a suceder ao andamento Khroma original, criando assim uma obra concertante em três andamentos, de arquitectura marcadamente neoclássica, não obstante a linguagem musical moderna e arrojada. Esta nova versão mais extensa foi concebida exclusivamente em versão orquestral (viola solista com acompanhamento de orquestra), tendo permanecido inédita e quase completamente desconhecida até 2014, quando foi finalmente estreada postumamente no âmbito do 42.º Congresso Internacional da Viola d’Arco do Porto, numa interpretação de Pedro Meireles na viola. Tendo sido eu próprio o responsável pela direcção musical desse concerto de estreia absoluta, pareceu natural que pudesse ser também eu a criar uma redução para viola e piano daqueles novos andamentos (primeiro e terceiro), assim disponibilizando uma partitura mais prática para estudo individual e/ou uso no âmbito académico da obra na sua totalidade. Estas minhas novas versões para viola e piano devem assim ser intercaladas pela versão original de Khroma do próprio Cláudio Carneyro, tornando possível apresentar a obra concertante em três andamentos completa por duo de viola e piano.
Dedico esta minha versão para viola e piano a todos os violetistas portugueses, incansáveis defensores de um instrumento tantas vezes injustamente desprezado!
Luís Carvalho
(Dezembro/2015)
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